top of page
Buscar
  • Foto do escritorDevahuti Dasi

Como é o protagonista de um mangá shounen?

Caracterísicas do Protagonista

Os mangás shounen geralmente têm como protagonista um menino, entre 10 e 17 anos, que possui um sonho a ser realizado. Essa ambição pode ser qualquer coisa: tornar-se o rei dos piratas, o ninja mais forte, descobrir a verdade do mundo, superar um rival, etc. O personagem principal, contudo, não nasce provido daquilo que é necessário para alcançar a sua meta, pelo contrário, diversas vezes é falho naquilo que almeja. Esse perfil de protagonista permite com que os leitores se identifiquem com meninos simples e “comuns” que têm sonhos a serem realizados, ainda que muitas vezes em mundos e realidades completamente diferentes das suas. Podemos encontrar protagonistas femininas em mangás shounen, contudo elas são acompanhadas, ao longo da história, por algum personagem masculino que será essencial para o seu amadurecimento/crescimento.

Será por meio do trabalho duro, da sua força de vontade e da ajuda dos seus companheiros que ele se desenvolverá e se tornará, enfim, um herói. Esta é a principal característica dos protagonistas shounen: a persistência e a busca pela realização do seu sonho. Eles mostram-se, também, muito humanos e sinceros na expressão de suas emoções e desejos, sendo naturais cenas em que personagens masculinos choram de forma copiosa ou demonstram sentimentos por amigos que sejam do mesmo gênero, o que em muitas culturas ainda é considerado um tabu. Nos mangás shounen, meninos choram e isso não é visto como fraqueza, pelo contrário, é a expressão das emoções sinceras dos personagens.

Desenvolvimento do protagonista

Outro ponto interessante é o fato de que, apesar do crescimento e do acúmulo de força/poder e experiências, os personagens principais se mantém garotos na sua essência inocente, otimista e brincalhona. Mesmo em mangás em que ocorrem uma grande passagem de tempo, em sua idade adulta, o protagonista continua com suas qualidades juvenis. Um exemplo é o Goku (Dragon Ball) que mesmo casado, com filhos, praticamente continua o mesmo em questão de comportamento o que, inclusive, muitas vezes causa pequenos conflitos com sua esposa Chi Chi, que o considera irresponsável. Desse modo, a conexão do leitor com o protagonista não se desfaz apesar do amadurecimento físico do herói.


A importância da amizade para o protagonista shounen

O herói shounen é aquele que consegue reunir as pessoas ao seu redor devido ao seu carisma e a sua forte presença de espírito, ele é alguém que queremos ter por perto, pois é divertido, seu sonho/ambição é cativante e ele é um amigo leal que jamais irá abandonar seus companheiros. Os protagonistas tendem a começar a sua aventura sozinhos e com a evolução da história vão ganhando nakamas, palavra em japonês que tem um sentido muito profundo de alguém com quem se tem um laço bastante íntimo e forte, eles têm uma grande participação no crescimento do herói, pois é com a ajuda deles ou pelo desejo (necessidade) de protegê-los que o protagonista superará os seus limites e desenvolverá novas habilidades. Como mencionado, outros relacionamentos estão presentes, mas o ponto é que no shounen ela é o “relacionamento protagonista”, um elemento essencial para a ascendência do personagem principal. Ao mesmo tempo em que novos personagens aparecem e se agregam ao protagonista na sua vontade de ajudá-lo a crescer, os leitores também vão se envolvendo com todos eles, como se fosse possível participar dessa relação de amizade e o desejo de acompanhar a história e a trajetória do seu protagonista se mantém, sendo essa uma das razões que justifica a manutenção do público leitor, mesmo quando uma obra se estende por anos, afinal amigos não abandonam uns aos outros em meio uma jornada, certo?





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page