Os personagens de One Piece são feios porque as emoções deles são mais importantes do que qualquer coisa. E te devolvo a pergunta: será que os personagens são feios mesmo ou apenas exóticos? Não tem como negar que eles possuem um design super criativo tanto se comparando com o de outros mangá, como mesmo dentro da história.
Talvez, o que causa mais estranhamento é o modo caricato que os personagens são desenhados, isso não se deve, contudo, a uma falta de técnica do autor, pelo contrário, em meu outro texto(link) abordo como essas deformidades nos conectam com as emoções dos personagens, e nos geram empatia com sua história. Esse é um dos motivos de nos apaixonarmos por eles, e muitas pessoas os acompanherem por mais de 20 anos.
Eu também já tive esse “pé atrás com a obra” e demorei para começar a ler. One Piece é a segunda história em quadrinhos mais vendida do mundo, reina absoluto no universo dos mangás em número de total de cópias/leitores. Logo, quando comecei a adentrar nesse novo universo, senti que não tinha como escapar dele. Na mesma época, cursava Letras e compus uma paródia que, além de me render um A, definia a relação que desenvolvi com o mangá:
A primeira vez que vi os
personagens de Oda Eichiiro
Achei o design dos seus
personagens ridículos.
Achei também que estava lendo
um livro de caricaturas e não um mangá.
Da segunda vez que li One Piece,
Achei que os personagens eram muito
mais profundos do que a sua aparência.
(As suas histórias se formaram e ficaram
10 anos esperando para serem desenhadas.)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Tezuka Osamu voltou
a se mover sobre a face das águas.
Tal paródia do poema de Manuel Bandeira fala justamente como o amor/paixão pode não ser imediato. Por isso dou o conselho: Não se prive de conhecer uma obra tão incrível, apenas por esteticamente, em um primeiro momento, ela parecer tão feia. Dê uma chance aos personagens, às suas história e emoções, e veja como o bizarro que há dentro de todos nós pode ser experienciado na forma de arte.